2 de julho de 2007

Camisetas, Erros de Marketing e outras coisas mais...

Saiu no Correio do Povo na coluna de domingo (01/07/2006) do Hiltor Mombach, trechos do e-mail que enviei para a ouvidoria do Grêmio reclamando da falta de camisetas nas lojas.

"
CAMISETA I
Ricardo R. Retamal envia e-mail: 'Gostaria de saber qual é a grande dificuldade em manter o estoque de camisetas do Grêmio nas lojas? Porque nem mesmo a Grêmio Mania do Olímpico possui camisetas nos tamanhos P e M?'.

CAMISETA II
Segue: 'Eu tenho um irmão de 11 anos que há muito me pediu uma camiseta do clube do coração dele, que na época estava disputando a Libertadores da América e desde então eu tenho tentado sem sucesso comprá-la'.

CAMISETA III
Ainda: 'Queria ver meu irmão desfilando com a camiseta nova oficial do amado Tricolor..., mas pelo visto vou ter que acabar comprando uma nos camelôs do Centro'. O pessoal do Grêmio é sempre muito atento a essas reclamações. Certamente você terá as respostas.
"

Recebi como resposta um e-mail de João Basilio, Gerente da Grêmio Mania dizendo o seguinte:

"
Prezado Ricardo,

A dificuldade já foi superada e ocorreu motivada pela troca de modelo em toda a coleção Grêmio/Puma,além desse fato, o grande momento vivido pelo nosso Grêmio na Taça Libertadores da América ocasionou uma demanda muito acentuada o que, realmente, acarretou a falta de alguns tamanhos, principalmente os menores. Neste cenário ficou impossível atender a todos, vamos trabalhar mais para melhorar o nosso relacionamento com o torcedor que merece toda a nossa consi-deração e respeito. Já recebemos nova remessa do nosso fornecedor, agora com a grade completa e com todos os tamanhos em estoque. Agradecemos a sua manifestação e nos colocamos a disposição.

Saudações Tricolores
João Basílio
Gerente
"

Não consigo acreditar que algo assim aconteça justamente na melhor fase do clube no ano. (por enquanto :D) Quantas camisetas o Grêmio deixou de vender nas semanas que antecederam as finais da Libertadores? Eu ia nas lojas e as poucas camisetas que encontrava eram tamanhos que vende pouco (3G, 4G,...),
Eu até entendo que foi muita procura, mas é lamentável que um clube como o Grêmio não tenha um planejamento para este tipo de situação. O time bem na Libertadores, lança uniforme novo, era obvio que a procura ia ser grande! não da pra se preparar melhor não? Não da pra fazer um contrato decente com a empresa que fornece o material pra evitar esse tipo de coisa?
Isso sem falar que tu vai na loja comprar a camiseta e tu não pode escolher o número da camiseta do jogador que tu mais gosta, ou da posição que tu gosta de jogar... tu compra o número que tem, que normalmente é um número pra cada tamanho.
Eu gosto de jogar na marcação, do meio pra traz, mas tive que me contentar em comprar a camiseta do Grêmio número 9, que hoje é daquela ferida do Tuta...

Esse é o Marketing dos clubes do Brasil...

"Tuta que pariu", como costuma dizer minha mãe ao ver o Tuta desperdiçar mais um gol...

Nenhum comentário: